quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto do CPqD ganha prêmio da Oracle para os melhores do universo Java

O projeto Serviços Multiplataforma de TV Interativa (SMTVI) acaba de render ao CPqD o Duke’s Choice Award, prêmio concedido pela Oracle a projetos inovadores baseados em tecnologia Java. Considerado o Oscar do universo Java, esse prêmio está sendo atribuído pela primeira vez a iniciativas na América Latina - e o projeto do CPqD foi um dos três escolhidos na região para recebê-lo.

Desenvolvido com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério das Comunicações, o projeto SMTVI resultou em um conjunto de aplicações e componentes de software para TV digital interativa baseada na plataforma Ginga, que estão disponíveis para download - gratuito - nos sites do CPqD e do próprio Ministério. Entre elas, destacam-se as aplicações PrevidênciaFácil (com informações sobre aposentadoria), IncluaSaúde (que permite marcar consultas em postos de saúde pelo aparelho de TV), ProcuraEmprego (que facilita a busca de vagas de emprego no país) e Notícias.

Segundo Raphael de Carvalho Barbosa, da Diretoria de Tecnologias e Serviços do CPqD, o desenvolvimento utilizou como base a linguagem Java e permite o uso das aplicações e componentes de software em várias plataformas de transmissão de serviços eletrônicos. Além da TV digital interativa, baseada no padrão Ginga, esses serviços podem ser transmitidos via TV a cabo (OpenTV) e sistemas IP (Amino).

A entrega do Duke’s Choice Award ocorre hoje (6/12), durante a conferência Oracle OpenWorld/ JavaOne Latin America 2012, que se realiza nesta semana no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.400 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Fonte: SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário