sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Suporte Nativo para JSON no Java 9

Tal como reportado no InfoQ, a Oracle anunciou os próximos recursos a serem incluídos no Java 9 e entre eles está incluso uma nova API para JSON, que está sendo desenvolvida como JEP 198.

Historicamente o Java tem sido a plataforma favorita para processamento de XML, mas nos últimos anos há uma tendência para o uso de dados no formato JSON gerados por serviços REST, de tal modo que o Java ficou para trás em comparação com outras linguagens e este é o deficit que a JEP 198 espera cobrir.

Esta nova iniciativa não está ocorrendo de forma isolada. O recente Java EE 7 tem suporte para definir o media type que um método retornará usando a anotação @Produces. Os containers tem a liberdade para suportar o tipo "application/json" como um retorno adequado, porém existe a necessidade do desenvolvedor escrever serializadores para tratar o conteúdo. Na ausência da padronização do conteúdo JSON gerado, não é possível ter compatibilidade do código gerado entre as bibliotecas JSON.

Além desta iniciativa, o Java EE 7 também trouxe a JSR 353 que é conhecida como JSON-P e oferece suporte básico para a análise de JSON em ambientes EE. Assim como muitos outros padrões EE, a JSR 353 é isolada e pode ser utilizada em aplicações SE.

O lançamento do Java SE 8 trouxe uma outra maneira compatível com os padrões para trabalhar com JSON; o Java 8 trouxe o Nashorn, uma nova implementação Javascript. Essa implementação prove os métodos JSON.parse() e JSON.stringify() por padrão. Isso significa que ao utilizar este mecanismo de script a partir do Java, é possível acessar o suporte JSON que o Nashorn oferece. Ao utilizarmos estes métodos a partir da JDK, é feito o processamento no Nashorn e retornado para o Java, em outras palavras, não existe suporte nativo para a análise do JSON na linguagem Java.

Fonte: InfoQ Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário