sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Google quer que caso do copyright da Oracle sobre a API do Java vá direto para a Suprema Corte, Obama é consultado

As 9 linhas de código dos headers de uma API do Java que um tribunal de 2ª instância dos EUA considerou que violavam o copyright pertencente à Oracle porque foram copiadas e estão presentes no Android são muito mais importantes que o bilhão de dólares que a Oracle busca na justiça como reparação.
O desfecho desse caso pode ter consequências muito mais profundas, pois, se mantida a atual interpretação, leva à conclusão de que as definições de APIs podem estar sujeitas a todas as restrições dos direitos autorais, o que limitaria de maneira profunda a capacidade de produzir recursos e bibliotecas compatíveis entre si, a não ser com autorização expressa (e nos termos escolhidos) por parte do proprietário da primeira implementação.
Mas está sendo levado a sério como merece: o Google pediu que o caso pule as demais instâncias e vá direto à Suprema Corte dos EUA, e esta já iniciou sua análise, pedindo uma manifestação de ninguém menos que a Presidência dos EUA.
A EFF, a Red Hat, a HP e o Yahoo estão do lado do Google nessa. Eu também torço para que os argumentos dele sejam aceitos. (via www.zdnet.com - “​Google pushes to take Oracle Java copyright case to Supreme Court | ZDNet”)

Fonte: BR-Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário