sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

JavaScript e Java são as linguagens mais populares em ranking da Redmonk

A consultoria Redmonk divulgou, nesta última quinta-feira, seu tradicional ranking de linguagens de programação e marcação. Com edições publicadas desde 2010, a lista levou em conta mais uma vez as tags e repositórios do Stack Overflow e do Github para concluir que o JavaScript e o Java, praticamente empatados, continuam no topo.

O JS leva uma ligeira vantagem sobre a linguagem “rival”, segundo o relatório divulgado pela empresa, o que o coloca na primeira posição -- ao contrário do que aconteceu na lista da IEEE, que coloca o JavaScript na sétima posição. Depois da dupla, o PHP aparece no terceiro lugar, seguido do Python e do trio C#, C++ e Ruby, todos empatados em quinto lugar. Por fim, o CSS, o C e o Objetive-C fecham os dez primeiros colocados.

Fora desse top 10, os destaques ficam nas mãos da Go, da Coffeescript e da Swift. A primeira fez sua estreia entre as vinte linguagens mais usadas, enquanto o segundo passa por uma fase que é justamente a contrária. Depois de três análises da Redmonk, “a pequena linguagem que compila no JavaScript”, como os próprios desenvolvedores descrevem, saiu do top 20.


A situação de nenhuma das duas, no entanto, se compara à da Swift. Adotada hoje como a linguagem padrão para o desenvolvimento de apps para iOS, a criação da Apple derivada do Objetive-C pulou da 68ª posição para a 22ª – uma “ascensão dramática” e nunca vista antes, como descreveu a consultoria no relatório.

O crescimento maior da Swift se deu no Stack Overflow – no Github, a maior parte dos repositórios é voltada para educação ou infraestrutura, segundo a Redmonk. A expectativa da empresa, aliás, é de que a linguagem alcance o top 20 até o final deste ano, quando um novo ranking será elaborado e divulgado.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário