segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Google lança sua ferramenta interna open source para desenvolvimento de software

Bazel é a nova proposta open source da Google que automatiza a criação e os testes de software. Ainda em fase beta, o Bazel também é altamente escalável e agnóstico, ou seja, independente da linguagem é possível acessar um web service. Além disso, é capaz de gerar compilações de bit exato tanto na máquina de um desenvolvedor quanto o cluster de construção.

Liberado na quarta-feira (9), o serviço permite a desenvolvedores gerar compilações de software e testá-las em um ambiente livre e rápido. Está disponível para Linux e OS X e tem vantagem na agilidade no processo de liberação de novas versões. Oferece ainda suporte a códigos escritos em Java, C++, Python, além de outras linguagens.

O Bazel é escrito em Java e de código aberto sob a licença Apache, e é "usado para construir a maioria dos softwares da Google," de acordo com a página do projeto no GitHub. É um projeto interno que a gigante lança para o mundo, a fim de impulsionar o desenvolvimento e esforços da comunidade.

Além disso, o projeto oferece mais praticidade, uma vez que a ferramenta permite aos desenvolvedores selecionarem determinados arquivos para uma recompilação e porque ele não verifica a integridade de códigos que não foram alterados desde a última utilização.

Permitindo que os desenvolvedores utilizem bibliotecas de fontes populares, como o GitHub e o Maven, ele também permite editar a API para customizar o processo e oferece suporte para Android e iOS.

"Queremos contribuir com o que aprendemos até agora para a maior comunidade de desenvolvedores", diz o comunicado da companhia.

Ainda não está claro quando ou como o Bazel será lançado, como uma ferramenta de desenvolvimento universal para todos os produtos da Google. Por exemplo, por incluir suporte para Java, o Bazel pode trabalhar com Android também, como já mencionado. No entanto, deslocando o Grandle, que atualmente é definido pela Google como a ferramenta de build padrão para desenvolvimento Android, será necessário a participação de desenvolvedores "enraizar" o novo Bazel.

Vale destacar que o Windows não é suportado. Por enquanto, o Bazel só irá funcionar no Ubuntu Linux e Mac OS X, devido à forma como ele utiliza links simbólicos sobre essas plataformas. "No momento, estamos trabalhando ativamente na melhoria de suporte do Windows", diz o FAQ do projeto.

Fonte: TudoCelular

Nenhum comentário:

Postar um comentário