Seguindo os passos do Chrome, a Mozilla anunciou que planeja remover o suporte a plugins NPAPI do Firefox em 2016. Após a mudança, não será mais possível visualizar corretamente páginas que dependam de Java, Silverlight e outros plugins do gênero — que normalmente são os culpados pelas falhas de desempenho e segurança nos navegadores.
Claro que existe uma exceção à regra: o Flash continuará funcionando. A Mozilla trabalhará com a Adobe para desenvolver correções de segurança, melhorias de estabilidade e novas funcionalidades, porque o plugin ainda é importante para a maioria dos usuários do Firefox.
O resto não terá o mesmo destino. A engine gráfica Unity já trabalha em formas de permitir que os conteúdos sejam renderizados diretamente no navegador, sem depender de plugins externos. A Oracle, por sua vez, recomenda que os sites que usam applets em Java migrem para outras soluções livres de plugins. Já o Silverlight… bem, nem a Microsoft suporta sua própria tecnologia.
A Mozilla não informou uma data exata para que o Firefox deixe de suportar plugins NPAPI, mas isso não deve demorar para acontecer: Chrome e Microsoft Edge não funcionam mais com plugins há meses, e as novas plataformas do Firefox, como a versão de 64 bits para Windows, não terão suporte a plugins desde o lançamento.
Parece que certas empresas precisarão se adaptar.
Fonte: TecnoBlog
Nenhum comentário:
Postar um comentário