quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Java ainda reina, mas Go ganha popularidade junto aos programadores

Linguagens como Scala e Go estão se beneficiando de um ajuste feito há algumas semanas no algoritmo do Tiobe Index. A mexida tinha o objetivo de eliminar ruídos estatísticos nos rankings. O indexador avalia a popularidade de ferramentas.

Apesar do ajuste, Java e C permaneceram em lugares de destaque no topo do índice. Porém Scala subiu da 33ª para a 27ª posição no ranking; enquanto Go saltou do 95º para o 44º lugar no último mês.

Ada subiu para a 23ª colocação na lista (sendo que estava em trigésimo em agosto); Rust ficou na posição 50 e Clojure quase entra nos Top 50 (ficou na 52ª). Outro salto significativo foi de Julia, que saiu da 107ª para 72ª posição com os ajustes dos algoritmos.

As linguagens que perderam terreno na lista foram F#, saindo da 16ª para 32ª colocação na lista; OpenEdge ABL (da 21ª para a 30ª) entre agosto e setembro.

O topo da lista, além das já citadas Java e C, conta com a presença de ferramentas famosas como C++, C# e Python.

Outro índice que mede a popularidade de ferramentas de programação com base em buscas no Google, o PyPL Popularity of Programming Language Index, Java também figura na primeira posição, seguida de PHP, Python, C# e C++.

Nenhum comentário:

Postar um comentário