sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Desenvolvedores Java seguem otimistas, apesar dos problemas de segurança

Problemas de segurança recentes do Java não assustaram os desenvolvedores, que veem a aplicação tão vulnerável quanto qualquer outra plataforma. "Não há nada de fundamentalmente errado com o Java", afirma o responsável pela arquitetura e desenvolvimento da DCV, Gonzalo Diethelm.

Ele não pretende abandonar o software por conta das recentes preocupações de segurança. Sugerir abandonar de vez a plataforma "não passa de tumulto", diz o diretor da empresa de softwares Corporate Action Company, Shaun Woodrow. Outros desenvolvedores também demonstraram confiança com relação ao Java, durante a conferência JavaOne, em São Francisco, que aconteceu nessa semana.

Vale lembrar que o Java teve vários problemas de segurança descobertos recentemente, incluindo o Trojan Flashback, que afetou mais de 600 mil Macs e uma vulnerabilidade encontrada na sandbox do software.

Alguns desenvolvedores observaram que a segurança do aplicativo tem sido um problema em particular, mas essas questões não eram aplicáveis ​​em muitos sites. Por exemplo, o recente problema de segurança da sandbox ocorreu no aplicativo, mas a maioria das implantações de Java são feitas em servidores nos dias de hoje, diz Richard Warburton, um desenvolvedor Java da jClarity, uma estartup de monitoramento de desempenho de aplicativos. "[A questão sandbox] não é realmente algo que afeta a maioria das pessoas." Um monte de ambientes corporativos já desativaram o recurso do navegador, disse.

O desenvolvedor da empresa de consultoria Jayway, Par Siko, acrescenta que "o Java possui grande parte de sua implementação nos servidores, e eu não acho que a segurança seja um grande problema nesse aspecto."

No Barclays Bank, fornecedor de serviços financeiros, testes de segurança são realizados para ter a certeza de que os sistemas são seguros. "Fazemos constantemente testes de penetração e testes de segurança. Trazemos empresas de terceiros para realizar isso para nós", diz o arquiteto técnico do Barclays, Gareth Nolan.

Um desenvolvedor no Sandia National Laboratories apontou que seus sistemas são isolados de intrusos. "Eu não sou muito familiarizado com as questões [recentes de Java] de segurança, mas eu tendo a desenvolver para ambas autônomas ou coisas que residem em pequenas, desconectadas redes locais", diz o membro da equipe técnica Benjamin Lawry.


Fonte: IdgNow

Um comentário:

  1. Muito bem colocado os comentários de Gonzalo Diethelm e Shaun Woodrow.

    Vale ressaltar que os depoimentos da consultoria Jayway por Par Siko, Richard Warburton -desenvolvedor Java da jClarity e Gareth Nolan - arquiteto técnico do Barclays; fecham essa questão segurança e incertezas em torno da tecnologia JAVA.

    Parabéns pelo post e levantamento das informações.

    ResponderExcluir