quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Novo framework em HTML5 e Java da Oracle permite criação de aplicações móveis híbridas para iOS e Android entre outras plataformas.

 A Oracle acaba de anunciar a disponibilidade generalizada do Oracle Application Development Framework (ADF) Mobile, um framework baseado em HTML5 e Java que permite aos profissionais dedicados ao desenvolvimento, alargarem o desenvolvimento e a disponibilização das aplicações empresariais aos ambientes de mobilidade, incluindo iOS e Android, a partir de uma base de código único.

As aplicações baseadas neste framework permitem às empresas de todos os setores de atividade endereçarem todos os requisitos dos ambientes de mobilidade, em constante mudança, podendo assim desenvolver, visualizar e disponibilizar rapidamente novas aplicações nos mais variados dispositivos e plataformas.

A Próxima Geração de Frameworks para desenvolvimento em ambientes móveis fornece recursos HTML5, JavaScript, CSS e Java beneficia os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento, das mais recentes funcionalidades do Oracle ADF Mobile, das seguintes formas:

    Ampliação das aplicações empresariais aos dispositivos móveis, tendo ao seu alcance a possibilidade de simplificarem a sua infraestrutura aplicacional através de uma plataforma comum, comprovada, e que abrange servidores, desktops e aplicações móveis, dotando as aplicações móveis de segurança ponta a ponta e de encriptação.

    Necessidade de escrever uma única vez e disponibilização em múltiplas plataformas, podendo trabalhar em interfaces consistentes em plataformas cruzadas, recorrendo para tal às tecnologias web mais vulgares tais como HTML5, JavaScript e CSS, ao mesmo tempo que beneficiam do acesso mais aprofundado aos serviços nativos do dispositivo, como por exemplo o GPS, a máquina fotográfica, os contatos, etc, através da arquitetura híbrida da aplicação móvel. Uma Java Virtual Machine (JVM) está também incorporada para suportar a lógica da aplicação escrita em Java. A combinação destas tecnologias permite o desenvolvimento rápido de aplicações móveis para ambientes iOS e Android, evitando a aprendizagem de linguagens e tecnologias específicas das novas plataformas.

    Aumento da produtividade, podendo acelerar o ritmo do time-to-market através do desenvolvimento de uma única aplicação, que pode ser implementada em múltiplas plataformas através da arquitetura híbrida desta aplicação móvel. Um modelo de programação declarativo e visual, que já é comum a quem faz desenvolvimento em Oracle ADF, contribui para aumentar ainda mais o nível de rapidez. O Oracle ADF e o Oracle ADF Mobile partilham o mesmo modelo de programação declarativo. Deste modo, quem faz desenvolvimento em ADF pode criar aplicações móveis sem necessidade de formação em novas especializações. Ao utilizarem a vasta gama de recursos pré-incorporados e comprovados do Oracle ADF Mobile, e que são responsáveis pelo aspeto das aplicações nativas nos dispositivos, os responsáveis pelo desenvolvimento podem alcançar níveis acrescidos de produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de manutenção.

    Protegeção dos investimentos: a arquitetura adaptativa aplicacional híbrida protege os investimentos efetuados nas aplicações das alterações tecnológicas, e permite desenvolver aplicações móveis com os recursos e as especializações de que os responsáveis pelo desenvolvimento já dispõem ao nível de tecnologias já comprovadas como o HMTL5, o JavaScript, o Java e o Oracle ADF.

Derek Steelberg, global managing director da Oracle Business for Accenture declara que “Os nossos clientes podem utilizar a Accenture Foundation Platform for Oracle para simplificar e acelerar o alargamento das suas aplicações Oracle às plataformas iOS e Android, e ao mesmo tempo para responderem a desafios comuns, tais como a gestão de dispositivos e a segurança.” A Accenture orgulha-se, assim, de integrar o Oracle ADF Mobile no seu projeto Accenture Foundation Platform for Oracle, que é vocacionado para dinamizar o setor e ajudar a responder às exigências dos clientes que querem migrar para ambientes móveis de forma rápida e sem grandes investimentos.

Fonte: Bit

Nenhum comentário:

Postar um comentário