quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Com "ajuda" do Android, Java é a linguagem mais popular

Apesar de ter registrado uma ligeira queda de uso no último ano, o Java continua firme como a linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores segundo o relatório mensal da empresa Tiobe Software.

O Java está sendo usado por 17,87% dos desenvolvedores, porcentagem quase igual aos 17,90% do mês anterior, mas 0,63% abaixo do que possuía há um ano. Com base em tendências de mercado, a Tiobe tinha antecipado que a linguagem C poderia tirar o Java do topo da lista este mês, o que acabou não acontecendo.

O uso do Java no desenvolvimento de aplicativos Android foi citado como um ponto a mais para a linguagem. “O Java está definitivamente crescendo no mercado móvel”, afirmou o diretor executivo da Tiobe, Paul Jansen. “A plataforma Android é bastante popular entre os desenvolvedores.”

A linguagem C ficou em segundo lugar no levantamento, sendo usada por 17,32% dos desenvolvedores, um aumento de 0,61% em relação ao ano passado, mas um pouco abaixo do último mês, quando tinha 17,70% dos desenvolvedores. Em terceiro lugar ficou a C++, usada por 8,08% dos usuários. A C#, da Microsoft, ficou logo atrás, com 7,32% dos desenvolvedores, enquanto que a PHP ficou com o quinto lugar, com pouco menos de 6,1%.

A Objective-C, da Apple, ficou em sexto com 5,98% e está surgindo como uma candidata para “linguagem de programação do ano” da Tiobe, afirma Jansen. O prêmio é dado para a plataforma com o maior aumento no uso, e a Objective-C, que é usada para a criação de apps no iOS e no Mac OS, registrou um aumento de 2,79% no ano.

Para elaborar a lista, são levados em conta o número de engenheiros do mundo todo, cursos e ferramentas de busca (como Google e Yahoo), que que servem como referência para calcular a popularidade de uma linguagem. Assim, a lista não é sobre a melhor linguagem, mas sobre a mais usada.

Fonte: IdgNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário