quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Aprovada a API de segurança do Java EE (JSR-375)

A API de segurança do Java EE, JSR 375, foi aprovada no início de Agosto. Todos os membros do comitê executivo do JCP votaram "Sim", com nenhum voto "Não". A Intel não votou no JSR.

O JSR aperfeiçoou o gerenciamento de usuário, utilização de alias para senhas, mapeamento de regras, autenticação e autorização. Tais melhorias foram modeladas visando facilitar a implementação da API de segurança na nuvem. (Detalhes do JSR 375 foram apresentados pelo InfoQ em Novembro de 2014.)

O site do projeto foi movido para https://github.com/javaee/security-spec. O repositório contém a especificação e 20 issues abertas, possivelmente encontradas após a criação da implementação de referência no Glassfish.

A caminhada do Java EE 8 não tem sido fácil, mas existe uma luz no fim do longo túnel com os recentes JSR aprovados. A Oracle também considera mover o Java EE para uma fundação open source. O diálogo recente com a comunidade é um importante passo para o aumento da transparência da plataforma. Mais detalhes possivelmente serão divulgados na conferência anual da Oracle JavaOne no começo de Outubro. Não se esqueça de verificar conosco, pois a InfoQ irá fornecer uma ampla cobertura.

Fonte: InfoQ

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Eclipse passa a gerir desenvolvimento da Java EE

A Eclipse Foundation vai passar a ser a entidade administradora das especificações Java Enterprise Edition (JEE), antes controladas pela Oracle, que deixou de ter interesse em gerir a plataforma. Como parte da adoção, o Java EE provavelmente receberá um novo nome, algo que a Oracle recomenda na sua proposta de alterações.

Há cerca de um mês atrás, a Oracle disse que iria acabar com o papel de administração do Java EE e transformá-lo em uma base de código aberto. Na sequência de consultas com parceiros para tecnologia Java, como a IBM e a Red Hat, e depois de reunir-se com várias fundações, a Oracle selecionou uma organização com largo histórico no desenvolvimento da Java: a Eclipse Foundation.

Esta criou o seu popular Eclipse IDE e geriu várias outras tecnologias Java. “A mudança do Java EE para um cenário de governo e colaboração aberta será um processo, e não um evento”, avisou o diretor executivo da Eclipse, Mike Milinkovich.

“As nossas discussões iniciais com Oracle, IBM e Red Hat mostraram que há muito apoio para isso acontecer nas equipas de liderança dessa empresas”.

Milinkovich concorda com a Oracle sobre a necessidade de a Java EE ser revista para suportar melhor cloud computing.


Fonte: ComputerWorld

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Java 9 fora da oferta de suporte a longo prazo

O próximo Java Development Kit 9 não será designado para suporte a longo prazo, confirma a Oracle. Sob novo regime de actualizações elaborado pelo fabricante, a versão Java 9 será a primeira versão de adição de recursos e tem ainda a Java 8 como base.

Haverá lançamentos deste tipo, alicerçados numa ou algumas novas funcionalidades significativas, a cada semestre. De três em três anos, a versão será uma base com suporte de longo prazo.

A próxima denomina-se Java 18.9 e só deverá ser disponibilizada a Setembro de 2018. (A designação “18.9” estipula o ano e o mês do lançamento). O estatuto do Java 9 não anula a sua importância, argumenta a Oracle.

A empresa acredita que os programadores vão querer adoptá-la pelas novas capacidades incorporadas. No entanto, as empresas com aplicações em produção poderão preferir aguardar pelo próximo lançamento de longo prazo.

Darão à Oracle e aos autores de bibliotecas e matrizes Java, tempo para remover quaisquer erros das novas funcionalidades. As actualizações para lançamentos de suporte a longo prazo vão estar disponíveis durante pelo menos três anos.

Esses lançamentos são orientados para as empresas que preferem a estabilidade, permitindo que executem aplicações numa única versão. A próxima versão de conjunto de recursos será a Java 18.3, agendada para Março de 2018 (depois da Java 9).

Além dos lançamentos de recursos e suporte de longo prazo, haverá lançamentos de actualização para recursos, limitados à correcção de vulnerabilidades de segurança e erros de código, entre outros problemas. Cada lançamento de funcionalidades está programado para ter duas actualizações antes da versão seguinte dos recursos.

As atualizações públicas para a Java 8, devem terminar em Setembro de 2018, embora o prazo possa ser alargado. Mas o suporte para o JDK 8 vai está disponível até Março de 2025.