terça-feira, 7 de maio de 2013

JSR 356, Java API para WebSocket

Um novo artigo, agora sobre OTN / java, pelo Java Champion Johan Vos, intitulado de "JSR 356. A mesma,que faz parte da plataforma Java EE 7, especifica a API que os desenvolvedores Java pode usar quando quiser integrar WebSockets em suas aplicações, tanto no servidor Java quanto no cliente. A API é altamente flexível, e libera para os desenvolvedores independente da execução WebSocket subjacente, evitando assim bloqueio do fornecedor dentro dele e também permite uma maior escolha em bibliotecas e servidores de aplicativos. Os clientes da Web ou clientes nativos pode aproveitar qualquer implementação WebSocket com isso pode mais facilmente se comunicar com um back-end em Java.

Como parte do padrão Java EE 7, servidores de aplicativos compatíveis com todos os Java EE 7 terá uma implementação do protocolo WebSocket que adere a JSR 356. Vos explica:

"Uma vez que se encontram estabelecidos, cliente e servidor WebSocket são simétricos. A diferença entre um cliente e um API API do servidor, portanto, é mínima. JSR 356 define uma API cliente Java, bem como, um subconjunto da API completa exigida em Java EE 7

A API Java para WebSocket é muito poderoso, porque permite que qualquer objeto Java para ser enviado ou recebido como uma mensagem WebSocket.

Basicamente, há três tipos diferentes de mensagens:

* Mensagens baseadas em texto;
* As mensagens binárias;
* As mensagens Pong, que são sobre a conexão WebSocket em si.

Quando se utiliza o modelo de interface orientada, cada sessão pode registar-se, no máximo, um MessageHandler para cada um destes três tipos diferentes de mensagens.

Ao usar o modelo de anotação-dirigido,annotation-driven, para cada tipo de mensagem, um método anotado @onMessage é permitido. Os parâmetros desejados para especificar o conteúdo da mensagem nos métodos anotadas depende do tipo de mensagem.

Confira o artigo ,em inglês,aqui e saiba como integrar WebSockets em suas aplicações.

Fonte: Blog Oracle Texto de Janice J. Heiss  Traduzido por Aljug

Nenhum comentário:

Postar um comentário