terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oracle anuncia disponibilidade do Solaris 11.1 e do Solaris Cluster 4.1


 O Oracle Solaris 11 é o primeiro sistema operativo cloud a permitir aos utilizadores o desenvolvimento de infraestruturas corporativas de grande porte na nuvem nos formatos IaaS, Plataforma como um serviço (PaaS) e Software como um serviço (SaaS) numa ampla gama de Servidores SPARC e x86 e de Oracle engineered systems.

- O Oracle Solaris Cluster 4.1 aumenta a alta disponibilidade do Oracle Solaris e as suas capacidades de disaster recovery e inclui recursos únicos a nível do cluster virtual que suportam a consolidação altamente eficiente das aplicações,  e garantem níveis máximos de disponibilidade.

- O Oracle Solaris 11 já está em fase avançada de produção com milhares de implementações mission critical a decorrerem em clientes das mais diversas áreas de atividade, como por exemplo na área dos serviços financeiros, das comunicações, da saúde, do retalho, do setor público, dos media e do entretenimento. Os casos de sucesso do Oracle Solaris podem ser conhecidos aqui.

- O Oracle Solaris 11 está também a adquirir uma relevância crescente entre os fornecedores de aplicações empresariais, com centenas de aplicações qualificadas no Oracle Solaris Ready Status através da Oracle PartnerNetwork (OPN). Os membros da OPN podem desenvolver, comercializar e implementar as suas soluções em Oracle Solaris 11 e tirarem vantagem dos recursos especializados do Oracle Solaris, de modo a expandirem o seu alcance no mercado.

- Clientes e parceiros podem fazer a atualização para o Oracle Solaris 11.1 de forma fácil, rápida e segura, utilizando para tal as ferramentas de atualização incorporadas no Oracle Solaris 1.1 e os respetivos repositórios de software que estão disponíveis nesta solução.

- A Oracle irá realizar uma webcast no próximo dia 7 de Novembro de 2012 às 8 a.m. Pacific time sobre o Oracle Solaris 11.1 e o Oracle Solaris Cluster 4.1, com Markus Flierl, vice president, Oracle Solaris Engineering, Core Technology e Bill Nesheim, vice president, Oracle Solaris Engineering, Platform Software. Registe-se aqui. Este evento incluirá também um chat interativo com os principais responsáveis pelo desenvolvimento do Oracle Solaris e do Oracle Solaris Cluster.

Novas funcionalidades e funcionalidades melhoradas do Oracle Solaris 11.1

- O Oracle Solaris 11.1 aumenta os níveis de desempenho, de disponibilidade e de processamento I/O da mais recente tecnologia de bases de dados Oracle.

- Um novo interface de memória otimizado partilhado entre as bases de dados Oracle e o Oracle Solaris 11.1, permite iniciar e fechar as bases de dados 8x mais depressa, bem como o redimensionamento online do Oracle Database System Global Area (SGA).

- O Oracle Solaris 11.1 apresenta novas funcionalidades exclusivas para acelerarem os níveis de desempenho das bases de dados Oracle. O Oracle Solaris 11.1 expõe os interfaces Oracle Solaris DTrace I/O permitindo ao administrador das bases de dados Oracle identificar as anomalias I/O e, subsequentemente, isolar os gargalos de rede ou/ e de armazenamento.

- O novo Oracle Solaris DTrace plug-in para Oracle Java Mission Control dota os utilizadores com a capacidade de traçarem o perfil das aplicações Java nos sistemas de produção do Oracle Solaris.

- Os novos recursos de gestão da nuvem permitem ao Oracle Solaris 11 beneficiar de sobrecarga zero nas funcionalidades de virtualização integradas na solução a nível interno em todo o sistema, na rede e nos recursos de armazenamento, incluindo o suporte reforçado para as Software Defined Networks (SDN) com melhoramentos Edge Virtual Bridging, que maximizam a utilização dos recursos da rede e a gestão da largura de banda nos ambientes cloud.

- A incorporação da nova previsão de memória monitoriza a utilização da memória nas aplicações e fornece páginas de memória com dimensões e localização de recursos otimizados para acelerar os níveis de desempenho das aplicações.

- O suporte inédito para 32 TB de RAM e milhares de CPUs, liberta todo o potencial dos sistemas dos mais recentes servidores da Oracle.

Destaques do Oracle Solaris Cluster 4.1

- O novo Oracle Solaris 10 Zone Clusters permite aos utilizadores consolidarem as aplicações mission critical do Oracle Solaris 10 nos ambientes cloud do Oracle Solaris 11.

- As operações de disaster recovery ampliadas através dos serviços do Oracle’s Sun ZFS Storage Appliance, em conjunto com o Oracle Solaris Cluster 4.1 coordenam o failover das aplicações e dos dados num disaster recovery site remoto.

- Recuperação mais rápida das aplicações através do armazenamento melhorado da deteção das falhas e do recurso às áreas de gestão.

- Nova funcionalidade de segurança rotulada no Oracle Solaris Zone Clusters disponibiliza separação das aplicações de nível militar em implementações consolidadas de elevado grau mission-critical, utilizando Oracle Solaris 11 Trusted Extensions.

Implementações integradas e suporte Oracle

- O Oracle Enterprise Manager Ops Center disponibiliza um amplo leque de funcionalidades abrangentes para a gestão em cloud do Oracle Solaris 11, incluindo o abastecimento self-service do Oracle Solaris 11 Zones. Os sistemas de gestão integrada do Ops Center oferecem elevados níveis de desempenho da cloud à escala empresarial. O Oracle Enterprise Manager Ops Center está disponível para os clientes Oracle Solaris sem qualquer custo adicional em Ops Center Everywhere Program.

- O Oracle Solaris Studio fornece as mais recentes otimizações compiladas e poderosas ferramentas de análise e de desempenho multithread para desenvolvimento nativo, e níveis de desempenho aplicacional otimizado e fiável nos sistemas Oracle Solaris 11.1.

- O Oracle Solaris 11 garante a compatibilidade binária com as anteriores versões do Oracle Solaris através do Oracle Solaris Binary Application Guarantee Program, que oferece aos clientes a opção acesso a atualizações contínuas, e a melhor proteção dos investimentos em TI disponível no mercado. Os Oracle Solaris Legacy Containers permitem aos antigos ambientes Oracle Solaris a evolução para a última geração de hardware de modo a alcançar economias no consumo de energia, otimizar o arrefecimento e os níveis de proteção ambiental.

- Os membros da OPN têm à sua disposição as ferramentas e as funcionalidades do Oracle Solaris no Oracle Solaris Knowledge Zone, incluindo o Oracle Solaris Ready,  a Oracle Solaris 11 Specialization e a Oracle Solaris Development Initiative.

- O Oracle Solaris Remote Lab disponibiliza um ambiente seguro para os membros da OPN testarem e validarem as suas aplicações com o Oracle Solaris 11 em ambientes virtuais SPARC e x86.

sábado, 27 de outubro de 2012

Versão 2.5 do Google Web Toolkit é disponibilizada


De acordo com seus desenvolvedores, a versão 2.5 do Google Web Toolkit (GWT), um framework web open source para aplicativos Ajax baseado em Java, oferece melhorias significativas de desempenho. Aparentemente, a base de código foi reduzida em 20% e o tamanho do download ficou 39% menor.

O GWT é construído ao redor do compilador Java-to-JavaScript, que permite que desenvolvedores usem quase que exclusivamente o Java ao escreverem um cliente de aplicativo e código de servidor. O código da interface de usuário é traduzido para JavaScript e implementado no navegador quando necessário. A tecnologia recentemente se tornou um tópico de discussão, quando o Google introduziu o Dart como uma alternativa ao JavaScript; entretanto, o Google assegurou que à comunidade GWT que vai continuar a desenvolver o GWT em um futuro próximo.

Duas das principais novidades na nova versão são ainda classificadas como experimentais: Super Dev Mode e a biblioteca Elemental. Comparado com o clássico Dev Mode, o Super Dev Mode não requer plugins de navegador, tornando mais fácil o suporte para browsers adicionais, incluindo aqueles em dispositivos móveis. Além disso, os desenvolvedores podem usar um depurador para inspecionar o aplicativo GWT que está sendo executado. A biblioteca Elemental foi feita para oferecer uma programação web rápida e leve. Ela é voltada para desenvolvedores que estão familiarizados com APIs JavaScript de navegador.

Para gerar um código JavaScript melhor, o compilador Closure do Google agora está disponível como um compilador backend opcional do GWT. A biblioteca ARIA (Accessible Rich Internet Applications) foi atualizada para suportar a extensão Semantic HTML do W3C. Outras adições incluem extensões UiBinder e mais suporte para o padrão Bean Validation Java (JSR 303).

Fonte: Imasters

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Novo framework em HTML5 e Java da Oracle permite criação de aplicações móveis híbridas para iOS e Android entre outras plataformas.

 A Oracle acaba de anunciar a disponibilidade generalizada do Oracle Application Development Framework (ADF) Mobile, um framework baseado em HTML5 e Java que permite aos profissionais dedicados ao desenvolvimento, alargarem o desenvolvimento e a disponibilização das aplicações empresariais aos ambientes de mobilidade, incluindo iOS e Android, a partir de uma base de código único.

As aplicações baseadas neste framework permitem às empresas de todos os setores de atividade endereçarem todos os requisitos dos ambientes de mobilidade, em constante mudança, podendo assim desenvolver, visualizar e disponibilizar rapidamente novas aplicações nos mais variados dispositivos e plataformas.

A Próxima Geração de Frameworks para desenvolvimento em ambientes móveis fornece recursos HTML5, JavaScript, CSS e Java beneficia os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento, das mais recentes funcionalidades do Oracle ADF Mobile, das seguintes formas:

    Ampliação das aplicações empresariais aos dispositivos móveis, tendo ao seu alcance a possibilidade de simplificarem a sua infraestrutura aplicacional através de uma plataforma comum, comprovada, e que abrange servidores, desktops e aplicações móveis, dotando as aplicações móveis de segurança ponta a ponta e de encriptação.

    Necessidade de escrever uma única vez e disponibilização em múltiplas plataformas, podendo trabalhar em interfaces consistentes em plataformas cruzadas, recorrendo para tal às tecnologias web mais vulgares tais como HTML5, JavaScript e CSS, ao mesmo tempo que beneficiam do acesso mais aprofundado aos serviços nativos do dispositivo, como por exemplo o GPS, a máquina fotográfica, os contatos, etc, através da arquitetura híbrida da aplicação móvel. Uma Java Virtual Machine (JVM) está também incorporada para suportar a lógica da aplicação escrita em Java. A combinação destas tecnologias permite o desenvolvimento rápido de aplicações móveis para ambientes iOS e Android, evitando a aprendizagem de linguagens e tecnologias específicas das novas plataformas.

    Aumento da produtividade, podendo acelerar o ritmo do time-to-market através do desenvolvimento de uma única aplicação, que pode ser implementada em múltiplas plataformas através da arquitetura híbrida desta aplicação móvel. Um modelo de programação declarativo e visual, que já é comum a quem faz desenvolvimento em Oracle ADF, contribui para aumentar ainda mais o nível de rapidez. O Oracle ADF e o Oracle ADF Mobile partilham o mesmo modelo de programação declarativo. Deste modo, quem faz desenvolvimento em ADF pode criar aplicações móveis sem necessidade de formação em novas especializações. Ao utilizarem a vasta gama de recursos pré-incorporados e comprovados do Oracle ADF Mobile, e que são responsáveis pelo aspeto das aplicações nativas nos dispositivos, os responsáveis pelo desenvolvimento podem alcançar níveis acrescidos de produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de manutenção.

    Protegeção dos investimentos: a arquitetura adaptativa aplicacional híbrida protege os investimentos efetuados nas aplicações das alterações tecnológicas, e permite desenvolver aplicações móveis com os recursos e as especializações de que os responsáveis pelo desenvolvimento já dispõem ao nível de tecnologias já comprovadas como o HMTL5, o JavaScript, o Java e o Oracle ADF.

Derek Steelberg, global managing director da Oracle Business for Accenture declara que “Os nossos clientes podem utilizar a Accenture Foundation Platform for Oracle para simplificar e acelerar o alargamento das suas aplicações Oracle às plataformas iOS e Android, e ao mesmo tempo para responderem a desafios comuns, tais como a gestão de dispositivos e a segurança.” A Accenture orgulha-se, assim, de integrar o Oracle ADF Mobile no seu projeto Accenture Foundation Platform for Oracle, que é vocacionado para dinamizar o setor e ajudar a responder às exigências dos clientes que querem migrar para ambientes móveis de forma rápida e sem grandes investimentos.

Fonte: Bit

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ALJUG JAVA DAY II - Aberto as inscrições

   O ALJUG JAVA DAY entra na sua segunda edição para consolidar ainda mais o evento no estado. Ano passado contamos com o Stephen Chin um dos criadores do JavaFX.

      Neste ano contaremos com 4 palestras e 3 minicursos onde o primeiro será gratuito ,porém tem que realizar a inscrição e o último terá um valor de 25 reais. Assim, como no ano passado, aqueles que puderem, vale salientar que não é obrigatório, levarem 1kg de ALIMENTO NÃO PERECÍVEL que deverá ser entregue no auditório a partir das duas da tarde. O evento será realizado no dia 01/12 no CESMAC e será dividido em turnos. O turno matutino será realizado os minicursos nos laboratórios a partir das 9h até a 13h. E as palestras serão realizadas no turno vespertino, no auditório do CESMAC, ambos localizado na Rua Cônego Machado, 918, Farol Maceió/AL.

Os minicursos serão:

Controle de versão com GIT
Elton Lima

JSF/Hibernate
José Aureliano

Introdução ao Google TV
Aécio Costa

Algumas observações a fazer:

Para aqueles que são alunos do cesmac há a opção de adquirir ingressos para alunos cesmac, para isso faz necessário,no dia do evento, que apresentem o comprovante de matricula, que pode ser o cartão de identificação da instituição,que passa na catraca. Lembramos que aqueles que comprarem com esta opção e não levarem o comprovante só fazem o minicurso pagando a diferença.


Para o minicurso JSF/Hibernate o pré-requisito é ter conhecimento em Java e JSF, pois será mais abordado o hibernate.

 As palestras serão:

14h: Projeto Hand Talk - Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz
15h: Java: Muito mais que uma linguagem!  - Aécio Costa
16h: Introdução ao Google Cloud Messaging  - Edilson Mendes
17h: Refinamento e boas práticas de programação - Luiz Arthur

Algumas Observações:


Para validar o certificado deverá constar a presença no dia do evento.

Favor colocar o nome completo para a confecção exata do certificado.

Sobre os instrutores:

Elton Lima - Entusiasta Linux e Programador Python/Django, atualmente é Administrador de Sistemas na empresa Tavares & Souza Contabilidade Ltda. Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio FAL.

José Aureliano: Programador JSF/PrimeFaces, trabalha atualmente na empresa Smart Tecnologia. Estudante do curso de Sistemas da Informação na FAT.

Aécio Costa - Possui graduação em Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2009). Atualmente é Engenheiro de Sistemas – CESAR – Recife. Tem experiência na área TV Digital, com ênfase em Linguagens de Programação do middleware Ginga, atua principalmente nos seguintes temas: JavaEE, JavaSE, JavaME, Android, Delphi, Lógica de Programação, PHP, Ginga-J, Ginga-NCL e Lua.

Edilson Mendes - Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestrado pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente atua como Engenheiro de Sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, atuando nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação, TV Digital, Aplicativos para Dispositivos Móveis, Desenvolvimento de novas IDEs, Plataforma Eclipse, etc.

Luiz Arthur - Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), com pós-graduação em Engenharia de Software pala Faculdade Boa Viagem. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ANÁLISE DE SISTEMAS. Atualmente é engenheiro de sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife atuando no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

Projeto Hand Talk - Mãos que falam - foram premiado como o projeto mais inovador do Rio Info edição 2012 e também no Desafio Demoday. O projeto foi idealizado pelos alagoanos Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz.


Lembrando que as inscrições vão até 20 de Novembro.

Para fazer a inscrição clique aqui

Contamos com sua presença. Dúvidas favor enviar um e-mail para eventos@aljug.com.br
ALJUG JAVA DAY II
O ALJUG JAVA DAY entra na sua segunda edição para consolidar ainda mais o evento no estado. Data do Evento:
CESMAC - Centro de Estudos Superiores de Maceió
Rua Cônego Machado, S/N, Farol. Maceió, AL
Palestras 0.00
Minicursos R$25.00

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Curso Java Desktop com Postgres

Uma boa oportunidade para aprender, curso Java Desktop com Postgres:

Instrutor: Bruno Bessa

Aulas começam dia 27 de Outubro.
Pessoal do aljug quem estiver interessado no curso manda um e-mail para miguellima@aljug.com.br com assunto Curso Java para ganhar um desconto especial.




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Desenvolvedores Java seguem otimistas, apesar dos problemas de segurança

Problemas de segurança recentes do Java não assustaram os desenvolvedores, que veem a aplicação tão vulnerável quanto qualquer outra plataforma. "Não há nada de fundamentalmente errado com o Java", afirma o responsável pela arquitetura e desenvolvimento da DCV, Gonzalo Diethelm.

Ele não pretende abandonar o software por conta das recentes preocupações de segurança. Sugerir abandonar de vez a plataforma "não passa de tumulto", diz o diretor da empresa de softwares Corporate Action Company, Shaun Woodrow. Outros desenvolvedores também demonstraram confiança com relação ao Java, durante a conferência JavaOne, em São Francisco, que aconteceu nessa semana.

Vale lembrar que o Java teve vários problemas de segurança descobertos recentemente, incluindo o Trojan Flashback, que afetou mais de 600 mil Macs e uma vulnerabilidade encontrada na sandbox do software.

Alguns desenvolvedores observaram que a segurança do aplicativo tem sido um problema em particular, mas essas questões não eram aplicáveis ​​em muitos sites. Por exemplo, o recente problema de segurança da sandbox ocorreu no aplicativo, mas a maioria das implantações de Java são feitas em servidores nos dias de hoje, diz Richard Warburton, um desenvolvedor Java da jClarity, uma estartup de monitoramento de desempenho de aplicativos. "[A questão sandbox] não é realmente algo que afeta a maioria das pessoas." Um monte de ambientes corporativos já desativaram o recurso do navegador, disse.

O desenvolvedor da empresa de consultoria Jayway, Par Siko, acrescenta que "o Java possui grande parte de sua implementação nos servidores, e eu não acho que a segurança seja um grande problema nesse aspecto."

No Barclays Bank, fornecedor de serviços financeiros, testes de segurança são realizados para ter a certeza de que os sistemas são seguros. "Fazemos constantemente testes de penetração e testes de segurança. Trazemos empresas de terceiros para realizar isso para nós", diz o arquiteto técnico do Barclays, Gareth Nolan.

Um desenvolvedor no Sandia National Laboratories apontou que seus sistemas são isolados de intrusos. "Eu não sou muito familiarizado com as questões [recentes de Java] de segurança, mas eu tendo a desenvolver para ambas autônomas ou coisas que residem em pequenas, desconectadas redes locais", diz o membro da equipe técnica Benjamin Lawry.


Fonte: IdgNow