sexta-feira, 25 de maio de 2012

Philips migra plataforma Tasy para Java


A ideia de migrar a linguagem de programação do Tasy de Delphi para Java, da Oracle, começou em 2006, bem antes da antiga Wheb Sistemas ser adquirida pela multinacional holandesa Philips, em setembro de 2010. “Naquela época já estávamos planejando a melhor forma de realizar esta migração, de forma eficiente e transparente para todos os nossos clientes”, diz a gerente de vendas da Philips Healthcare Informatics, Laís Cristina Zonta.

Segundo ela , a principal preocupação da multinacional era migrar o sistema para que ele continuasse evoluindo tecnologicamente sem as limitações que a linguagem Delphi proporcionava.

Para realizar essa migração, a Philips produziu um estudo avaliando as melhores formas de realizar esta operação. Após definido como seria esse processo, em 2006, a multinacional deu início à substituição do Delphi pelo Java. “Buscamos realizar as migrações sem que o cliente tivesse a necessidade de reimplantar o software, pois as duas linguagens são muito parecidas, mudando apenas alguns parâmetros e campos a serem preenchidos na nova versão. Ao todo o Tasy programado em Java é 99% igual à antiga versão”, afirma Laís.

A executiva ressaltou que, mesmo com a migração da linguagem de programação do sistema, os profissionais que utilizam o Tasy não precisarão ser retreinados, uma vez que a interface e a operação do software serão as mesmas. “Como as duas plataformas são praticamente iguais precisamos apenas validar os sistemas para termos certeza que tudo está funcionando da forma que deveria. Com isso, valorizamos o investimento feito por nossos clientes, uma vez que eles não precisarão pagar por esta reimplantação do sistema.”

Para realizar a migração a Philips deslocará uma equipe técnica até o hospital para iniciar o processo, que pode ser feito de forma integral, de todo o sistema, ou por módulos, dependendo da estratégia adotada pela equipe de desenvolvimento alocada na instituição.

Um dos hospitais que já passaram pela migração de sistema foi o Cristóvão da Gama, situado em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo, que foi o primeiro cliente a realizar testes com a nova plataforma em Java. A expectativa da Philips é de que, até o final de junho, o sistema este totalmente migrado, homologado e operando normalmente.

Segundo Laís, por enquanto o software está homologado para utilização apenas em Windows, da Microsoft, já para Linux, a homologação está em faze final. “Já iniciamos alguns testes e, futuramente, teremos o Tasy também para iOS, da Apple e para Android.”

Fonte: ITWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário