quarta-feira, 22 de junho de 2011

OpenJDK passa a ser a implementação de referência para o JavaSE 7

Estamos agora menos de dois meses para a data de lançamento do JDK 7. Em paralelo com o projeto de desenvolvimento, Oracle e os outros membros do Grupo de Peritos Java SE 7 foram dando os retoques finais com a especificação Java 7 SE (JSR 336).
Em seu papel ,que é definir especificação, a Oracle é responsável pela entrega da Implementação doJava SE 7. Em linha com nossa estratégia para um ecossistema mais aberto em Java, estamos tentando fornecer uma implementação de referência que é inteiramente baseado em código-fonte aberto, o OpenJDK, e disponibilizá-lo sob a licença GPL.

O papel da Implementação de Referência (RI) é para ser usado como o padrão para todas as implementações de Java. Para ter uma implementação Java SE certificado como compatível, um implementador deve passar por um grande número de testes de compatibilidade - o Kit de Compatibilidade Tecnologia (TCK). Além disso, as implementações podem ser comparados ao RI como uma verificação adicional de compatibilidade. Basicamente, se sua implementação foi certificado para ter o mesmo comportamento que o RI então é compatível com Java.


Historicamente, a Sun sempre usou o Sun JDK como o RI e disponibilizado sob a licença de código binário (BCL). Isso foi muito conveniente para a Sun, uma vez que significava que a sua implementação produto era compatível, por definição. No entanto, também foi confuso desde o JDK da Sun contidas algumas características que não faziam parte do padrão, como o plug-in Java. Além disso, continuar esta prática seria tornar as coisas difíceis para implementadores de código aberto que não seria capaz de estudar e avaliar o código-fonte oficial do RI. (O código fonte para o JDK Oracle é ligeiramente diferente do OpenJDK - algo que iremos abordar mais a frente).


Com isso em mente, a Oracle:


* Criar binários RI com base apenas na base do código OpenJDK.

* Faz binários RI disponível sob a BCL (a licença Java normal) para implementadores comerciais e GPLv2 (com a exceção Classpath) para open-source implementadores.

* Continuar a fornecer o TCK a licenciados comercial, mas também atualizar a licença OCTLA para que ele cobre o Java SE 7. Este último permiteacesso gratis ao implementadores do TCK para verificar suas implementações.

Acreditamos que estas mudanças levarão a uma maior clareza na comunidade Java, bem como facilitar as coisas para tanto comerciais como open source implementadores Java SE.




Fonte: Oracle

Nenhum comentário:

Postar um comentário