terça-feira, 8 de março de 2016

Os primeiros detalhes sobre a próxima versão do Android

O Android N deve ser revelado oficialmente em maio, durante a conferência Google I/O, mas alguns detalhes da nova versão já vazaram e estão circulando na Internet. O site Android Police publicou imagens mostrando algumas novidades da interface da próxima versão do sistema operacional e uma delas já foi acidentalmente confirmada pelo Google.

De acordo com o Gizmodo, as configurações do sistema ganharam um menu lateral, para que o usuário possa alternar entre ajustes de rede, som e armazenamento sem ter que voltar para a tela inicial. E o novo botão de hambúrguer aparece nas imagens publicadas pelo blog oficial Android Developers.

A tela inicial das configurações agora exibe dados rápidos em cada categoria. Por exemplo, a seção “Uso de dados” mostra quantos megabytes você consumiu; a seção “Memória” diz quanta RAM está sendo usada; e “Bateria” mostra em quanto tempo ela vai descarregar.

E a tela inicial das configurações terá uma barra no topo com o status das notificações (Tudo, Prioridade ou Nenhum).

A gaveta de notificações também vai mudar no Android N. As notificações ocupam toda a largura da tela, e não são mais separadas por cards. Elas mostram o nome de cada app ao lado dos ícones correspondentes, que ficaram bem menores.

Na parte de cima, agora existe uma barra de configurações rápidas, para ativar/desativar o Wi-Fi, rede móvel, lanterna e modo não perturbe – é semelhante ao que Samsung e LG vêm fazendo há anos. Ela também ocupa toda a largura da tela, e pode ser reorganizada. E se a interface ultrapassar nove botões, os próximos serão organizados em uma nova página.

Em dezembro, Glen Murphy – diretor de experiência do usuário no Android – contou que o Android N terá multitarefa com tela dividida, algo que pode ser bastante útil em tablets. (O iPad ganhou este recurso no ano passado, e ele já estava presente em dispositivos da Samsung há tempos.)

Além disso, o Android N trará uma mudança profunda: ele não terá mais nenhuma API do Java. Em vez disso, o Google vai usar o OpenJDK, versão de código aberto que vem sendo desenvolvida desde 2007.

A explicação oficial é que isso “criará uma base comum de código para desenvolvedores fazerem apps e serviços”, mas provavelmente está relacionado à briga judicial entre Google e Oracle.

A mudança para o OpenJDK não será feita em versões antigas do Android. Espera-se que o Android N seja apresentado em 18 de maio, quando começa o Google I/O.

Fonte: IMasters com adequações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário