quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oracle propõe novo projeto Mobile OpenJDK

A Oracle propôs um novo projeto para revigorar o estado do mobile no Java. Se for adotado pelo OpenJDK, o Projeto Mobile será focado em portar o OpenJDK para plataformas móveis populares como iOS, Android e Windows Mobile.

Bob Vandette, líder proposto para a iniciativa, confirmou que a Oracle tem a intenção de fazer contribuições essenciais para o novo projeto, que teria como base o OpenJDK 9. Os detalhes incluem suporte para:

  • O equivalente ao profile compact2 do Java 8, mas como um módulo do Java 9;
  • iOS x64 e arm64 (o arm64 por meio de um interpretador puro em C++);
  • Android x86 e arm (32-bit com o JIT habilitado);
  • Windows 10 x64 Surface Pro;
  • Interface de ajuda JavaLauncher para simplificar a inclusão do Java em aplicações móveis.

A Oracle planeja contribuir com o sistema de compilação, além do Hotspot e mudanças no código da JDK para chegar a plataformas móveis. O anúncio parece indicar que a Oracle incluiria a habilidade de produzir Java runtimes estáticas, como o iOS tem restrições a certos tipos de transformações de código dinâmico que são normalmente realizados pelo Java em tempo de execução.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelos membros votantes elegíveis do OpenJDK, mas parece ter tido apoio em uma votação antecipada.

Com informações de InfoQ


Fonte:Imasters

Oracle disponibiliza o Java RE v8 Update 65

A Oracle disponibilizou hoje para download o Java RE v8 Update 65 para Windows* e outras plataformas.

O Java Runtime Environment (ou Java RE) permite que os usuários executem jogos e aplicativos programados em Java, façam o upload de fotos em certos sites, conversem online, façam tours virtuais e usem serviços como treinamento online, transações bancárias online e mapas interativos.

Muitos serviços de internet banking no Brasil requerem a instalação do Java Runtime Environment no computador, por isso é extremamente importante mantê-lo sempre atualizado. Ele está disponível para download gratuitamente e em versões 32 e 64 bits para Windows.

De acordo com o changelog publicado pela Oracle aqui, o Java RE v8 Update 65 traz correções de bugs e de falhas de segurança.

Uma lista com todos os bugs corrigidos por esta versão pode ser encontrada aqui.

*Java RE v8 não inclui suporte para o Windows XP.


Fonte: R7

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Firefox em 2016

Seguindo os passos do Chrome, a Mozilla anunciou que planeja remover o suporte a plugins NPAPI do Firefox em 2016. Após a mudança, não será mais possível visualizar corretamente páginas que dependam de Java, Silverlight e outros plugins do gênero — que normalmente são os culpados pelas falhas de desempenho e segurança nos navegadores.

Claro que existe uma exceção à regra: o Flash continuará funcionando. A Mozilla trabalhará com a Adobe para desenvolver correções de segurança, melhorias de estabilidade e novas funcionalidades, porque o plugin ainda é importante para a maioria dos usuários do Firefox.

O resto não terá o mesmo destino. A engine gráfica Unity já trabalha em formas de permitir que os conteúdos sejam renderizados diretamente no navegador, sem depender de plugins externos. A Oracle, por sua vez, recomenda que os sites que usam applets em Java migrem para outras soluções livres de plugins. Já o Silverlight… bem, nem a Microsoft suporta sua própria tecnologia.

A Mozilla não informou uma data exata para que o Firefox deixe de suportar plugins NPAPI, mas isso não deve demorar para acontecer: Chrome e Microsoft Edge não funcionam mais com plugins há meses, e as novas plataformas do Firefox, como a versão de 64 bits para Windows, não terão suporte a plugins desde o lançamento.

Parece que certas empresas precisarão se adaptar.

Fonte: TecnoBlog