sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Futuro do Java no Windows XP

Em Abril deste ano de 2014, a Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows XP. Como resultado direto, a Oracle anunciou que não mais dará suporte oficial para o Java no Windows XP. O que isso resulta é que um cliente com um contrato de suporte junto à Oracle pode ter que reproduzir um problema encontrado no Windows XP numa versão recente do Windows, e caso o problema seja específico ao Windows XP a Oracle não é obrigada (ou pode não ter os meios) para corrigir o problema ou oferecer uma solução de contorno (workaround).

 Este anúncio do fim do suporte tem sido interpretado incorretamente como "Java não funciona mais no Windows XP" ou "Oracle não irá disponibilizar mais atualizações para o Java no Windows XP". Estas afirmativas estão incorretas.

Nossa expectativa é que todas as versões do Java, que eram suportadas antes do anúncio de fim de suporte da Microsoft, continuarão funcionando no Windows XP num futuro próximo. Em particular, nossa expectativa é que o JDK 7 continuará funcionando no Windows XP. Atualizações de segurança lançadas pela Oracle continuarão sendo disponibilizadas para desktops com Windows XP. Usuários que fizerem o download do JDK 7 no java.oracle.com ou java.com continuarão podendo instalar no Windows XP.

JDK 8 não é suportado no Windows XP, e existem problemas conhecidos com o instalador para Windows XP que impedem de instalar o Java sem intervenção manual. Nós estamos buscando possíveis formas para resolver este problema mas talvez não o faremos - caso você esteja usando Windows XP talvez não valha a pena atualizar para o Java 8 sem atualizar também para uma versão recente do Sistema Operacional Windows.

O ponto importante aqui é que nós não podemos mais oferecer completa garantia do Java no Windows XP, já que este SO não é mais atualizado pela Microsoft. Nós fortemente recomendamos que usuários atualizem para uma versão recente do Windows que seja suportada pela Microsoft para manter um ambiente estável e seguro.

P: Eu recentemente li na Internet que a próxima atualização de segurança da Oracle para o JDK 7 não funcionará no Windows XP. Isto está correto?
R: Não. Não acredite em tudo que você lê na Internet.

P: Eu tenho um desktop/laptop com Windows XP. Continuarei recebendo atualizações automáticas do JDK 7 quando a Oracle lançar uma nova atualização de segurança?
R: Sim, ao menos até o End of Public Updates para o JDK 7 que no momento está agendado para Abril de 2015. Leia mais em Java Support Roadmap.

P: O que acontecerá após o End of Public Updates para o JDK 7?
R: Nós continuaremos monitorando as aplicações das atualizações no Windows XP. Se o uso continuar alto quanto chegarmos perto desta data, nós tomaremos medidas para manter usuários do Java seguros. Existem opções disponíveis ao nosso alcance caso isso se torne necessário.

P: Posso instalar JDK 8 no Windows XP? Vai funcionar? 
R: O instalador não funciona no Windows XP. Você pode descompactá-lo manualmente e provavelmente irá funcionar.

P: Minha empresa está usando Windows XP Embedded, que ainda é suportado pela Microsoft. A Oracle irá suportar neste caso?
R: Nós nunca suportamos oficialmente Windows XP Embedded para qualquer versão do Java. No entanto, desde que a Microsoft forneça suporte para o Windows XP Embedded, poderemos considerar isso. Entre em contato com um representante de vendas do Java na sua região se você tem uma necessidade para isso.

Um comentário: