domingo, 9 de agosto de 2009

Como fazer um executável com um projeto web.

Olá pessoal


Estou de volta para mostrar os passos da criação de executável em um projeto web, mais precisamente JSF.


Após toda a lógica envolvente e colocado os códigos no seu devido lugar chegou a hora de testa-los, aconselho primeiro você fazer um debug para qualquer imprevisto esse processo irá te dizer se algo está errado e aonde está, com executável para ver suas reações inesperadas ou o sucesso do mesmo. Para isso você de clicar o botão direto no projeto aparecerá um menu como esse:

Vá no botão Export, quando apertar vai aparecer um nova janela como essa abaixo:


Agora seleciona a pasta Web depois o WAR file e aperte em Next. Irá aparecer outra janela e essa você irá colocar o nome do projeto, normalmente já vem com o nome da pasta, a pasta de destino e você pode selecionar se quer que exporte só o projeto ou o projeto e o código e ainda poderá escolhe o RunTime neste caso estou usando o Apache a janela é essa abaixo:


depois deste processo aperte em finish.

Pronto agora vá na pasta onde você salvou, pegue o projeto e copie para pasta, neste caso, do apache depois na pasta webapp e starte o serviço, logo após o service conlcuído vai aparecer uma pasta com o mesmo nome do projeto, pronto o seu projeto agora é quase um executável. Após esse trâmite vá no browser e coloque http://localhost:8080/NomeDoProjeto/pagina.jsf ou .jsp ou .faces.

Eu aconselho a fazer um atalho como o caminho se torna mais fácil. Com isso se estiver tudo certinho o seu programa irá rodar tranquilo.

Até a próxima pessoal.

Um comentário:

  1. Bastante interessante o post miguel.
    Para quem quer vê a sua aplicação rodando na real, isso é necessário.
    E para melhorar um pouco mais, quem quiser pode olhar esse link aqui: http://camilolopes.wordpress.com/2009/07/27/como-distribuir-minha-aplicacao-jee...
    é muito legal esse post do camilo lopes.

    vou ficando por aqui e até a proxima.

    ResponderExcluir