segunda-feira, 20 de julho de 2009

53 palavras

Olá a todos que acompanham o blog da comunidade de Java de Alagoas.
Continuando a escrever sobre tópicos da prova de certificação Java programador (SCJP) SUN. Hoje pretendo escrever algo “leve” sobre Java, algo que mesmo quem não esta estudando para certificação deve saber ou pelo menos ter uma ideia. E o assunto do post é: Palavras Reservadas.
O que seriam palavras reservadas? São palavras que não podem ser usadas como identificadores( nome de classes, métodos ou variáveis).
Alguem tem alguma idéia de quantas palavras existem em Java que são reversadas e qual a funcionalidades que elas tem?! Atualmente em Java(1.6) existem 53 palavras que são reversadas. No Java 1.4 eram 52 palavras e no Java 1.3 eram 51.
Alguns podem pensar que 53 palavras é muita coisa para saber, mas se for analisado bem é muito provável que um programador, mesmo que seja iniciante, já sabe mais de 60% das palavras reservadas.
As primeiras 26 palavras:
public, private, protected;
byte, short, int, long, float, double, boolean, char;
if, while, for, do, switch, case, default, break, continue,else;
try, catch, finally, throw, throws.

Facilmente, é possível contar 26 palavras reservadas. Só utilizando palavras que são utilizadas para uso de visualização de métodos, tipos de variáveis primitivas, controle de fluxo e exceções e possível contar quase a metade das palavras.
Continuando, mais 15:
package, import, extends, implements, class;
new, false, true, final, interface;
return, static, this, super, instanceof.

Estamos quase acabando, agora já temos 41 palavras reservadas.
Agora vai acabar.
abstract, assert, null;
enum,void,synchronized;
volatile, strictfp,trasient,native;
goto, const.

Pronto, já escreve todas as 53 palavras reservadas que existem em Java. Fácil, não?
Para acabar esse post, vou escrever para que serve algumas palavras que alguns nunca sabiam que existiam, como por exemplo: strictfp.
strictfp – é usado em métodos e classes para forçar os pontos flutuantes a aderirem ao padrão IEEE754.
native – é usado em método que serão implementado pelo sistema operacional. Um método que usa native em sua descrição não tem corpo e com isso, termina com “;”.
synchronized – é utilizado em métodos que só pode ser acessado por um thread de cada vez.
goto e const – são utilizadas para NADA. É isso mesmo, essa palavras não tem funcionalidades, os arquitetos de Java pensarão que essas palavras serviram utilizadas em algum momento, então tonaram essas palavras reservadas.
volatile – particularmente eu não usei essa palavra e para o exame SCJP, a pessoa só precisa saber que essa palavra é só utilizada em variável de instância.
transient – é utilizado em variáveis de instância para avisar a JVM que essa variável não vai ser serializada.

Era só isso vim escrever para vocês. Espero que ter ajudado e contribuído o crescimento do conhecimento. Desculpa se escreve alguma coisa errada e qualquer coisa estamos ai.

Abraaaaço e até a próxima.

Fonte: livro da Kathy Sierra, Certificação Sun para programador Java 5, guia de estudo.

Um comentário:

  1. A falmíia aljug deseja ao alan uma boa sorte e que venha com a certificação java. Como é de costume fique calma na hora da prova pois está confiante é o segredo de tudo e também a tranquilidade. Boa sorte! E dar os parabéns pelos post que estão cada vez melhores.

    ResponderExcluir