quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vulnerabilidades do Internet Explorer crescem 100% desde 2013

Conclusão é de estudo da empresa Bromium Labs, que analisou vulnerabilidades públicas e exploits dos primeiros seis meses de 2014.

A empresa Bromium Labs analisou vulnerabilidades públicas e exploits dos primeiros seis meses de 2014. A pesquisa revelou que as vulnerabilidades do Internet Explorer cresceram mais de 100% desde 2013, ultrapassando as falhas do Java e do Flash.

Segundo a análise, no ano passado, o Java registrou muitas vulnerabilidades e exploits públicos, mas essa tendência foi revertida em 2014. Na verdade, nos primeiros seis meses deste ano, não houve qualquer Java exploit público.

“Usuários finais continuam sendo uma preocupação primária para profissionais de segurança por serem os alvos mais suscetíveis a ataques”, disse Rahul Kashyap, arquiteto chefe de segurança da Bromium. “Navegadores sempre foram um dos alvos preferidos de ataques, mas temos notado que os criminosos não estão apenas ficando melhores em atacar o Internet Explorer, mas têm feito isso com mais frequência”, completou.

O relatório completo está disponível aqui.


Fonte: Imasters

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Futuro do Java no Windows XP

Em Abril deste ano de 2014, a Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows XP. Como resultado direto, a Oracle anunciou que não mais dará suporte oficial para o Java no Windows XP. O que isso resulta é que um cliente com um contrato de suporte junto à Oracle pode ter que reproduzir um problema encontrado no Windows XP numa versão recente do Windows, e caso o problema seja específico ao Windows XP a Oracle não é obrigada (ou pode não ter os meios) para corrigir o problema ou oferecer uma solução de contorno (workaround).

 Este anúncio do fim do suporte tem sido interpretado incorretamente como "Java não funciona mais no Windows XP" ou "Oracle não irá disponibilizar mais atualizações para o Java no Windows XP". Estas afirmativas estão incorretas.

Nossa expectativa é que todas as versões do Java, que eram suportadas antes do anúncio de fim de suporte da Microsoft, continuarão funcionando no Windows XP num futuro próximo. Em particular, nossa expectativa é que o JDK 7 continuará funcionando no Windows XP. Atualizações de segurança lançadas pela Oracle continuarão sendo disponibilizadas para desktops com Windows XP. Usuários que fizerem o download do JDK 7 no java.oracle.com ou java.com continuarão podendo instalar no Windows XP.

JDK 8 não é suportado no Windows XP, e existem problemas conhecidos com o instalador para Windows XP que impedem de instalar o Java sem intervenção manual. Nós estamos buscando possíveis formas para resolver este problema mas talvez não o faremos - caso você esteja usando Windows XP talvez não valha a pena atualizar para o Java 8 sem atualizar também para uma versão recente do Sistema Operacional Windows.

O ponto importante aqui é que nós não podemos mais oferecer completa garantia do Java no Windows XP, já que este SO não é mais atualizado pela Microsoft. Nós fortemente recomendamos que usuários atualizem para uma versão recente do Windows que seja suportada pela Microsoft para manter um ambiente estável e seguro.

P: Eu recentemente li na Internet que a próxima atualização de segurança da Oracle para o JDK 7 não funcionará no Windows XP. Isto está correto?
R: Não. Não acredite em tudo que você lê na Internet.

P: Eu tenho um desktop/laptop com Windows XP. Continuarei recebendo atualizações automáticas do JDK 7 quando a Oracle lançar uma nova atualização de segurança?
R: Sim, ao menos até o End of Public Updates para o JDK 7 que no momento está agendado para Abril de 2015. Leia mais em Java Support Roadmap.

P: O que acontecerá após o End of Public Updates para o JDK 7?
R: Nós continuaremos monitorando as aplicações das atualizações no Windows XP. Se o uso continuar alto quanto chegarmos perto desta data, nós tomaremos medidas para manter usuários do Java seguros. Existem opções disponíveis ao nosso alcance caso isso se torne necessário.

P: Posso instalar JDK 8 no Windows XP? Vai funcionar? 
R: O instalador não funciona no Windows XP. Você pode descompactá-lo manualmente e provavelmente irá funcionar.

P: Minha empresa está usando Windows XP Embedded, que ainda é suportado pela Microsoft. A Oracle irá suportar neste caso?
R: Nós nunca suportamos oficialmente Windows XP Embedded para qualquer versão do Java. No entanto, desde que a Microsoft forneça suporte para o Windows XP Embedded, poderemos considerar isso. Entre em contato com um representante de vendas do Java na sua região se você tem uma necessidade para isso.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Google tem novo curso online para ensinar desenvolvimento de apps Android.

O Google divulgou nesta quarta-feira (16) uma nova parceria com a organização de ensino online Udacity para a criação de um curso focado no desenvolvimento de apps para o Android. 

Chamado "Desenvolvendo Android Apps: os Fundamentos do Android", o curso tem como público alvo desenvolvedores que ainda não conhecem bem o sistema operacional móvel do Google ou desenvolvimento móvel em geral.

É recomendado, no entanto, ao menos três anos de experiência em programação em linguagem Java ou qualquer outra linguagem orientada a objeto, como C++, Objective C ou Python.

O curso terá duração de aproximadamente oito semanas e custa US$ 150/mês. O valor dará acesso ao feedback e orientação de "treinadores" e engenheiros de software do Google. A primeira turma já está preenchida, mas você pode se inscrever para receber uma notificação quando a segunda turma tiver início.

Para quem não quiser pagar, também será possível baixar todo o material de texto e vídeo do curso gratuitamente - mas sem acesso aos treinadores.

Para quem quiser começar, também é indicado dar uma passada pelos cursos de "UX Design para Desenvolvedores Mobile" e "Desenvolvimento Mobile Web", também disponíveis na Udacity.

Fonte: CanalTech

Oracle vai parar de corrigir falhas no Java para Windows XP

A Oracle anunciou na última semana que vai terminar o suporte do Java para o Windows XP. Ou seja, o plugin vai continuar funcionando normalmente nos computadores que usam o antigo sistema operacional da Microsoft, mas correções de falhas e bugs não serão lançadas para ele no futuro.

A decisão foi tomada após a Microsoft encerrar o suporte para o Windows XP. Os usuários que ainda utilizam o sistema vão poder instalar e usar o plugin e também vão receber outros tipos de atualizações, garantiu o vice presidente de gerenciamento de produtos de Java da Oracle, Henrik Stahl.

A única diferença, ressalta, é que a empresa vai parar de corrigir eventuais falhas - incluindo de seguranças -que afetam apenas o sistema operacional, focando em correções para outras plataformas. “Nós esperamos que todas as versões do Java que eram suportadas antes do anúncio da Microsoft continuem funcionando no Windows XP”, garante.

As mudanças afetam apenas a versão 7 do Java, já que a versão 8 não foi projetada para ser usada no Windows XP, embora possa ser instalada por métodos não convencionais. A Oracle recomenda que os usuários atualizem seus sistemas antes de tentarem instalar o Java 8 nestes computadores.

Fonte: TechTudo

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Java lidera ranking das linguagens de programação mais utilizadas no mundo

Olá pessoALL!

Quanto tempo não é verdade? Estaremos mais próximos nos dias que vem!

Pensa em começar ou recomeçar a desenvolver em uma linguagem, mas não sabe em qual? Pois este ranking da IEEE pode ajudar: recentemente atualizado e com o Java na liderança (a frente de C, C++, Python e tantas outras), ele lista as mais populares baseando-se em doze fontes de dados diferentes, que vão do Google e do GitHub ao Stack Overflow e o fórum Hacker News.

As linguagens aparecem em um ranking geral ou podem ser divididas em quatro categorias: web, desktops, mobile e embedded. Além da lista geral, dá para ver quais delas estão crescendo mais em termos de interesse, demanda de empregos ou popularidade em fóruns e redes sociais. E por incrível que pareça (ou não), o Java lidera em quase todas essas classificações com seus 100 pontos – ao contrário do que acontece no índice da Tiobe, por exemplo.

No ranking geral, ele vem seguido de perto pelo C, com 99,2 pontos, e depois pelo C++, com 95,2. Python, C# e PHP aparecem logo abaixo, enquanto JavaScript, Ruby, R e MATLAB fecham o top 10. A lista com todas as linguagens engloba outras 39, e a lanterninha é a bem específica NetLogo, com nenhum ponto. Aliás, a Swift, da Apple, ainda não aparece em uma posição, mas seu "antecessor" Objective-C está em 16º.



Fonte: Info