quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Site para praticar de código Java e Python

Olá pessoal...

Estou aqui para falar de um site interessante para treinar conceitos básicos de programação em Java e Python.

O site é codingbat.com. É possível solucionar problemas de Warmups (aquecimento), manipulação de Strings, lógica booleana, manipulação de arrays, recursão, loops, etc.

É interessante e aconselhável para quem esta começando a programa em alguma das linguagens ou para quem é quer testar os seus conhecimentos.

Fonte: http://www.loiane.com

Até mais

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Receita pode ter versão de programa de declaração do IR para tablets

Depois de criar versões em Java, para uso em computadores com sistema operacional Linux, a Receita Federal estuda a criação de uma versão específica do programa de declaração do Imposto de Renda (IR) para tablets, que deverá estar à disposição nos próximos anos. A Informação é da secretária adjunta do órgão, Zayda Manatta, que ressalta, no entanto, que o envio da declaração deverá continuar a ser feita via computador.

A Receita ainda vai comparar os custos e os benefícios para verificar a viabilidade do desenvolvimento de um sistema próprio para tablet e smartphones, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. “A gente ainda tem dúvidas sobre a utilidade desse recurso. Ainda estamos avaliando se vale investir dinheiro do contribuinte em um serviço que só vai ser usado uma vez por ano”, declarou ele à Agência Brasil.

Este ano, a declaração do IR ainda só pode ser preenchida em computadores com aplicativos do tipo Java e enviada pela internet, através do Receitanet ou entregue em disquete. A entrega em papel foi extinta no ano passado.

O programa de preenchimento pode ser baixado a partir de amanhã (24), às 8h, na página do órgão na internet (). Mas o contribuinte só poderá transmitir a declaração a partir de 1º de março, por meio do programa Receitanet. Quem tem versões antigas do aplicativo deverá baixar o programa novamente a partir dessa data. O prazo de entrega da declaração acaba em 30 de abril. Este ano, a Receita espera receber 25 milhões de documentos.

Para evitar congestionamentos na página, a Receita aumentou em 20% a capacidade dos computadores que processam as declarações. Neste ano, o sistema será capaz de suportar 1 milhão de downloads por dia do programa de preenchimento da declaração e de receber 3,5 milhões de declarações por dia. De acordo com técnicos da Receita, esse é o volume registrado nos dias de pico, mas o órgão pode remanejar computadores caso a demanda aumente além do esperado.

Fonte: IDGNow

Emissoras de TV usam apenas 20% da interatividade do Ginga

Os recursos do Ginga, software que permite a interatividade na TV digital brasileira, ainda são pouco adotados por emissoras de TV de todo o País, de acordo com debate sobre o assunto durante a Campus Party Brasil 2012. Segundo Valdecir Becker, doutor em TV digital e CEO da produtora Saci Filmes, as emissoras de TV até agora adotaram apenas 20% dos recursos de interatividade que o Ginga oferece.

O Ginga é uma camada de software que pode ser embarcada em televisores e set-top boxes com conversor de TV digital. Por meio do sistema, é possível interagir com a emissora, por exemplo, participar de enquetes durante jogos de futebol.

A plataforma, em sua versão atual, também permite que o usuário instale aplicativos desenvolvidos em Java na TV – eles podem ser relacionados ao conteúdo da emissora ou para acessar serviços de terceiros, como redes sociais.

De acordo com André Barbosa, conselheiro do Sistema Brasileiro de TV Digital e gerente de suporte da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), a base instalada de 65 milhões de TVs em todo o Brasil tem grande potencial com o Ginga. “Se já existe uma rede que pode ser interativa podemos levar serviços públicos, como marcação de consultas e consulta a bancos de dados do governo, para as TVs”, disse Barbosa, durante o debate.

Barbosa defende que, em vez de esperar que as emissoras de TV comerciais adotem o Ginga completo, o governo deve tomar a frente e começar a usar o Ginga para serviços públicos por meio da rede de TV Digital Pública. Com isso, os telespectadores teriam acesso aos recursos e, no futuro, as TVs comerciais podem começar a oferecer mais recursos da plataforma. “Já há um consenso no governo que a adoção do Ginga tem que começar pela TV Pública”, disse Barbosa.

A falta de interesse das emissoras de TV comerciais em adotar o Ginga, segundo Becker, tem a ver com a possível concorrência dos conteúdos multimídia com a programação e comerciais. “Como o usuário poderá acessar conteúdo interativo enquanto a emissora exibe os comerciais, fica mais difícil justificar o investimento do anunciante”, diz Becker.

Para Barbosa, é preciso criar um novo modelo de negócio para as emissoras, que inclua a interatividade. “É preciso encontrar uma forma que permita que os dois modelos convivam”, disse o executivo que deve cuidar do projeto de operador de rede da TV Digital Pública. Ela será responsável por coordenar dos projetos de interatividade na TV Cultura, TV Educação, TV Câmera, entre outros canais do governo.

TVs conectadas e aplicativos

No debate, os palestrantes defenderam que o Ginga pode ser complementar às TVs que possuem plataformas de software que suportam conexão com a internet. “Se você perguntar para nós, produtores de conteúdo, qual plataforma preferimos, vamos dizer que queremos as duas”, disse Becker durante o debate. Desenvolvedores de aplicativos terão que escrever código várias vezes para oferecer conteúdo no Ginga e nas TVs conectadas de várias fabricantes (que são incompatíveis entre si).

Assim como nas TVs conectadas, os desenvolvedores poderão criar aplicativos para smartphones e tablets que ofereçam conteúdo complementar para os telespectadores que possuem TVs com suporte ao Ginga. “Mais de 76% dos telespectadores acessam algum conteúdo no celular enquanto veem TV, é o que chamamos de segunda tela”, diz Becker. Estes aplicativos podem transformar o smartphone, por exemplo, em um joystick para jogos ou em um teclado para digitar um termo de busca.

Fonte: IG

Kotlin, linguagem alternativa ao Java, está disponível como open source

A linguagem Kotlin, uma alternativa do JetBrains à plataforma Java, foi disponibilizada como open source sob a licença Apache 2.

As ferramentas liberadas incluem "Kompiler", o compilador Kotlin, um conjunto de melhorias para bibliotecas padrões Java, como utilidades convenientes para coleções JDK, ferramentas de construção (para Ant, Maven e Gradle), e um plugin an IntelliJ IDEA para trabalhar com a IDE do JetBrains.

A Kotlin é uma linguagem de programação estaticamente tipada que pode compilar para byte code para Java JVM ou para JavaScript. Ela foi desenvolvida para ser mais segura que o Java para checagem estática de problemas, como dereferenciação de apontador nulo, e mais concisa que o Java ao incluir inferência de tipo, funções de ordem superior, mixins e delegação.

Além disso, os desenvolvedores afirmaram que o objetivo foi fazer a Kotlin mais simples e mais madura para competir com o Scala. Eles publicaram comparações com Java e com Scala para explicar o design da linguagem futuramente. Uma demo web da Kotlin permite que os desenvolvedores experimentem a linguagem a partir de seus navegadores.

Atualmente, o Kompiler emite apenas byte codes para JVM; o JetBrains começou a desenvolver um backend em JavaScript e estão buscando criar um backend para LLVM futuramente. Os desenvolvedores querem contribuidores para o projeto, seja trabalhando diretamente no código do Kotlin ou corrigindo outras bibliotecas Java para torná-las amigáveis à Kotlin.

Builds estão disponíveis para download a partir do repositório github do projeto, e o código está disponível no mesmo repositório.

Fonte: Imasters

Plataforma Node.js substituirá Java em servidores

Com apenas três anos de vida, o sistema de software com base em JavaScript Node.js parece ganhar uma tração invejável como plataforma de desenvolvimento de aplicações. Notavelmente, o software faz com que os desenvolvedores estendam o uso do JavaScript para fora do browser e no espaço do servidor.

Construído com a ferramenta Google Chrome V7 JavaScript, o Node.js foi endossado pela Microsoft e pelo Yahoo!, que apoiaram a sua adequação para a construção de apps data-intensive em tempo real que precisam ser executados através de dispositivos distribuídos. Com um modelo event-drive e non-blocking, a ferramenta foi concebida e construída por Ryan Dahl, desenvolvedor da Joyent, que acredita que seu software substituirá o Java no espaço dos servidores.

Essa é uma linguagem de desenvolvimento adequada para uso na plataforma em nuvem Azure. O vice-presidente da Microsoft, Scott Guthrie, afirmou que veremos novas ferramentas do Azure integradas com as livrarias Node.js – e que isso ocorrerá em breve.

Em novembro do ano passado, o Yahoo! afirmou dar suporte para a tecnologia ao introduzir os Cocktails – uma mistura de HTML5, Node.JS, CSS3, e JavaScript. A companhia lançou dois mix: Yahoo! Mojito – um ambiente agnóstico de framework de aplicações web em JavaScript – e o Yahoo! Manhattan – uma plataforma hospedada para aplicações baseadas na Mojito.

Fonte: ITWeb

Java SE: Atualizações Corrigem Falhas Críticas de Segurança

A Oracle Corporation, anunciou hoje, quarta-feira, que corrigiu 14 falhas de segurança no seu Java Standard Edition (Java SE) com um Critical Patch Update. As vulnerabilidades permitem que os atacantes utilizem aplicativos especialmente criados (Java WebStart) ou serviços da Web para que seja possível instalar código malicioso em computadores que executam versões imperfeitas de Java. Diante do ocorrido, a Oracle diz que tais falhas nas versões, são particularmente suscetíveis de existir em computadores com Windows, pois os usuários de Windows tendem a ter privilégios de administrador.

Ainda de acordo com a gigante dos bancos de dados, o risco é bem menor em sistemas operacionais como Linux e Solaris. As falhas, das quais cinco são classificadas como vulnerabilidades de risco máximo, afetam o JDK (JavaDevelopment Kit) e JRE (Java Runtime Environment) 7 Update 2, JDK e JRE 6 Update 30, JDK e JRE 5.0 Update 33, e SDK e JRE Releases 1.4.2:35, e anteriores a essas citadas. Versões mais antigas do que o JavaFX 2.0.2, também são afetadas pelo problema.

Saiba Mais: Oracle Technetwork

Fonte: Under-Linux

JBoss AS 7 Totalmente Certificada para Java EE 6

A Red Hat oficialmente, alcançou a certificação "Java EE 6 Full Profile" (Java Enterprise Edition) para a versão 7.1 do seu JBoss Application Server. Isto vem na sequência dos desenvolvedores terem anunciado no verão passado, que planejavam obter plenamente a certificação Java Enterprise para JBoss 7 logo no início de 2012. Naquela época, o servidor de aplicação tinha apenas a certificação para o "Java EE 6 Web Profile", que combina as tecnologias que são tipicamente utilizadas em aplicações Web em Java.

Da mesma forma que o seu antecessor, a nova versão se concentra em melhorar o desempenho. Por exemplo, o perfil do servidor de aplicativos padrão pode ser inicializado em pouco mais de dois segundos em um laptop comum. Segundo o anúncio, esse perfil já ativa dois terços de todos os serviços disponíveis. JBoss 7.1 está liberado para downloads e testes.

Saiba Mais: JBoss Community

Fonte: Under-Linux

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jfokus – A maior conferencia de Java na Suécia

Jfokus é a maior conferencia anual da Suécia e reune todos os profissionáis do mundo Java. O evento ocorre juntamente com o Javaforum Stockholm. O Javaforum é uma comunidade oficial de desenvolvedores (JUG) que tem como seu principal objetivo ajudar os desenvolvedores de toda a Suécia.

Durante 3 dias, de 13 a 15 de Fevereiro, você vai ter uma oportunidade única de se atualizar com as ultimas novidades do desenvolvimento orientado a plataforma do Java atraves de diversas palestras e interessantes atividades.

O Jfokus reune a “nata” dos palestrantes, sejam eles da suiços ou internacionais. O foco sempre é o desenvolvidmento de sistemas em Java e técnicas associadas, como linguagens dinamicas e metodologias ageis. Jfokus é o melhor caminho para voce ficar por dentro das ultimas tendencias e boatos relacionados ao mundo Java, feito por pessoas que vivem e respiram tecnologia diariamente.

O primeiro Jfokus aconteceu em Janeiro de 2007 e foi de imediato um tremendo sucesso. Com mais 450 participantes, a conferencia foi o maior encontro para todos os profissionais interessados em Java. A segunda conferencia em 2008 aconteceu durante dois dias e atraiu mais de 650 pessoas de todas as partes da Suécia e diversos outros de toda a europa, tambem houve participacoes de paises mais distantes como a India que vieram ao Jfokus 2008.

O Jfokus 2009 se mudou para uma grande e nova avenida Filmstaden Sergel. Sergel é um grande Cinema na area mais central de Stockholm. Trazer o evento para um local assim, trouxe diversas possibilidades para os parceiros bem como para os visitantes. O Cinema foi construido em uma atmosfera tranquila e positiva, que conta com Acustica de som que impede qualquer ruido escape para fora, proporcionando um som unico e uma experiencia visual unica. Juntos com nossos parceiros, a nova localizacao do evento trouxe mais valor para o Jfokus e o tornou uma experiencia unica. Vale a pena conferir.

Quer saber mais? Entre no site do SouJava

Fonte: SouJava

Apache Shiro: Framework de Segurança em Java

Apache Shiro é um framework de segurança em Java, que realiza o gerenciamento dos processos de autenticação, de autorização, de sistemas de criptografia e sessão. Com API Shiro, você pode proteger qualquer aplicação - a partir de aplicações móveis até mesmo as maiores aplicações utilizadas em ambientes empresariais.

Como características principais, Apache Shiro apresenta:

Processos de Autenticação - com esse recurso, existe um suporte à logins em uma ou mais fontes de dados "pluggable" como LDAP, conectores JDBC, ActiveDirectory, entre outros; processos de autorização, onde é possível realizar o controle de acesso baseado em papéis ou permissões refinadas, utilizando também fontes de dados "pluggable".

Em relação ao sistema de criptografia, há um aumento na segurança de dados com as APIs de criptografia ( maior disponibilidade), dando-lhes poder e simplicidade, além do que o Java oferece por padrão. No que diz respeito ao gerenciamento de sessão, elas são utilizadas de forma facilitada em qualquer ambiente, mesmo fora da web ou em recipientes EJB. Também estão incluídas sessões de cluster em aplicações em grande escala.

Além das características mencionadas, há maior integração Web, associando uma grande economia de tempo de desenvolvimento com abordagens inovadoras, que lidam facilmente com especificações Web relacionadas à segurança, em modo out-of-the-box (fora da caixa).

Mais informações Apache Shiro http://shiro.apache.org/

Fonte: Under-linux